quarta-feira, 13 de março de 2013

CARDEAL ARGENTINO JORGE MARIO BERGOGLIO É O NOVO PAPA

O cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio, o novo Papa.
O arcebispo de Buenos Aires, o cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio, foi escolhido o 266º papa. Ao longo de seu pontificado, adotará o nome de Francisco. A tão esperada fumaça branca anunciando aos mais de 1 bilhão de fiéis da Igreja Católica que o novo papa foi escolhido finalmente pôde ser vista saindo da chaminé da Capela Sistina nesta quarta-feira. Muitos fiéis aguardavam esse momento com ansiedade na Praça de São Pedro. Para que o pontífice tenha sido escolhido, seu nome precisou alcançar maioria de dois terços, ou 77 votos. O consenso só foi atingido depois de duas rodadas de fumaça negra desde o início do conclave. O anúncio oficial do novo papa deve ser feito até por volta das 16h20, indicando como ele será chamado daqui para frente. 
 
O nome do novo papa, o 266º pontífice da Igreja Católica Romana, por tradição não é revelado até que ele apareça na sacada em frente à Praça de São Pedro, onde uma multidão aguarda a notícia. O anúncio será feito pelo cardeal protodiácono francês Jean-Louis Pierre Tauran.
Eram necessários ao menos 77 dos 115 votos no conclave para que um novo pontífice fosse eleito. Depois de alcançar a maioria de dois terços dos votos, o escolhido responde se aceita se tornar papa, os cardeais então juram fidelidade a ele, que tem um tempo para fazer orações sozinho antes de se dirigir aos fiéis. 
A escolha do sucessor de Bento XVI foi rápida, principalmente porque não se apontava um favorito isolado e sim, vários nomes com possibilidade de conquistar a preferência dos cardeais. Em 2005, a fumaça branca só saiu da chaminé na quarta rodada de votação, no segundo dia de conclave. O antecessor de Bento XVI, João Paulo II, foi anunciado como novo pontífice depois de três dias de conclave, em 1978. Leia MAIS

Nenhum comentário:

Postar um comentário