segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Liberdade de Expressão sofre ameças em Xapuri

Certa ocasião em um passado distante, uma guarnição de polícia ao realizar uma blitz de trânsito em Rio Branco fez apreensão de um menor que dirigia veículo automotor. Ocorre que na delegacia do menor chega uma senhora revoltada pela “tortura emocional” ao seu filho, declarando, após liberação: “Meu filho tem mais é que curtir a vida mesmo, eu vou entregar o carro quantas vezes ele quiser”. Detalhe, esta senhora era esposa de um ex-governador.

A intenção aqui não é discutir política ou identificar determinado governador, Mas trazer a percepção métodos que destroem a formação de cidadãos. Esse garoto, como a mãe, terá dificuldade em respeitar normas, leis e principalmente respeitar o próximo, trazendo seqüelas psíquicas e problemas de relacionamento. Isso ocorre também com grupos sociais, instituições diversas e, até, governos. Vemos hoje no Brasil a dificuldade em respeitar a opinião alheia em vários níveis. Para piorar, tais intolerantes, muitas vezes, recebem apoio maciço da grande mídia (que forma e deforma opinião) e instituições públicas e privadas, sofrendo, falando de maneira grosseira, danos equivalentes a de um “garoto excessivamente mimado e mal-educado”.

Em Xapuri, além da má formação de alguns e talvez acrescido de um outro componente: a sensação de anonimato e impunidade na internet, o blog Xapuri Agora vem sofrendo várias ameaças, segundo postagem publicada nesta sexta (ver). Ilustramos, que em 2008 o Ministério Público de Rondônia realizou algumas palestras informando que cada computador tem suas "digitais" e tudo na internet deixa rastros, por isso o anonimato pode, com equipamentos necessários, ser desvendado. Fica a dica para estes casos, informar-se com Ministério Público e até com a Polícia Federal ou Civil, dependendo do contexto.

Gostaríamos ainda, de ressaltar que Raimari Cardoso é um dos pais da atividade de informar e do debate via internet em Xapuri. O próprio blog XAPURI AMAX pode se considerar em parte filho deste expoente comunicador xapuriense, pelos incentivos e divulgações feitas a este blog.

Por isso, fica nossa indignação e repúdio a toda forma de cercear uma liberdade tão essencial no ser humano, com nosso apoio total ao amigo Raimari. Lembrem-se, mesmo nos dias atuais grande parte dos países do mundo ainda vêem a Liberdade de Expressão como um sonho distante, cultivem este patrimônio.

“Liberdade de expressão é o direito de manifestar livremente opiniões, idéias e pensamentos. É um conceito basilar nas democracias modernas...” (Wikipédia)

Obs: punível o excesso e vedado o anonimato

Nenhum comentário:

Postar um comentário