segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Paulo era um homem extremamente otimista

racionalismocristão.org


"...tudo posso naquele que me fortalece". (Fp 4.13)

Só os otimistas conseguem transformar "desvantagens em dez vantagens", enxergando possibilidades onde os pessimistas só enxergam dificuldades. Para ser um homem assim, o apóstolo mantinha a sua mente cheia de pensamentos santos e positivo.

"Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai". (Fp 4.8)

Ele sabia que tudo em nossa vida é decidido a partir da mente. Como nunca, estamos precisando de cristãos que pensem de forma santa e otimista. Vivemos em um mundo controlado por um espírito de pessimismo. É só prestar atenção no que a mídia esta jogando para dentro da mente das pessoas. Paulo era um homem que não se deixava influenciar por esse espírito de pessimismo e derrota. Em Provérbios 14.7 está escrito:" Porque, como imaginou no seu coração (mente), assim é ele". Ao escrever sua carta à igreja que estava em Roma, ele advertiu: "Não imitem a conduta e os costumes deste mundo, mas seja, cada um, uma pessoa nova e diferente, mostrando uma sadia renovação em tudo quanto faz e PENSA. E assim vocês aprenderão por experiência própria, como os caminhos de Deus realmente satisfazem vocês". (Bíblia Viva - Rm 12.2)

Pessoas que tem saúde interior, não vive com base nas noticias do dia, mas sim nas promessas da Palavra de Deus. Eis a razão porque o apóstolo Paulo dizia: "Pensai nas coisas lá do alto..." (Cl 3.2) A nossa ambição maior deve ser explorar as riquezas nas regiões celestiais (Ef 1.3). Gente assim, nunca será um pessimista.

Todo pessimista é um mensageiro do caos, da tragédia, da desgraça. Você conhece alguém, que só tem noticias ruins para compartilhar, nunca trazem boas novas? São pessoas que ainda não foram curadas por Deus através da sua Palavra. São aqueles que só enxerga o lado ruim das coisas.

Se eu sou o que penso, preciso ter sempre a minha mente cheia da Palavra, porque a partir daí, eu serei o que a Bíblia diz que eu devo ser, "Mais que vencedor..." (Rm 8.37), eu terei o que a Bíblia diz que eu devo ter. Você precisa viver com esta Palavra em seu coração: "Aquele que não poupou o seu próprio Filho, antes, por todos nós o entregou, porventura, não nos dará graciosamente com ele todas as coisas". (Rm 8.32) Leia as cartas de Paulo, e tente encontrar alguma expressão de pessimismo em suas mensagens. Em sua mente não havia lugar para pensamentos de derrota. Um homem que sabe viver contente em qualquer situação, é um santo-otimista.

Só os otimistas são capazes construir os degraus da escada do sucesso, com as pedras que usaram para apedreja-lo. Quer saber se você está vivendo com saúde interior? Faça uma auto avaliação de tudo aquilo que vem enchendo a sua mente. Se os teus pensamentos têm sido santos e positivo, isso revela seu bom estado interior. Pelo contrario, você precisa de uma cura substancial de Deus pela Palavra.

Fonte: texto do Site Amo Família

Nenhum comentário:

Postar um comentário