quinta-feira, 12 de maio de 2011

A esperteza e a inteligência


Quanto menos inteligente é uma pessoa, mais ela usa o recurso da esperteza para se dar bem na vida. Diz Osho que "a esperteza é uma pobre substituta da inteligência".
O homem verdadeiramente inteligente não precisa da esperteza, da malandragem, da desonestidade como companhias. Sua luz é outra.

Num homem inteligente afloram qualidades como a confiança que desperta nas pessoas, afloram qualidades como a autenticidade, o respeito, a responsabilidade, o bom senso.
Esperteza no comércio, na política, no tribunal, na igreja, no trabalho. E muitos ainda acham que são inteligentes!
É forte aquela imagem de Diógenes com um lampião na mão em plena luz dia - uma das histórias que eu mais gosto, pelo seu rico simbolismo. Quando indagado do que procurava respondia:

- Procuro homens verdadeiros!
Homens de valor, homens de inteligência, homens honestos, homens que se estudam, que se buscam, que procuram a grande ciência que têm dentro de si mesmos. Há muita diferença entre inteligência e esperteza!

Um comentário:

  1. O mais interessante sobre esse texto, é que embora muitas pessoas cultas e com um intelecto desemvolvido, podemos perceber que o caminho da esperteza e da vida fácil é mais atraente do que as coisas honestas e dignas da vida. Em nossa cidade temos inúmeros exemplos de colegas que desnecessáriamente se envolveram em coisas inlícitas para ganharem um dinheiro fácil e viverem uma vida fora da sua realidade. É lamentável que muitos que se dizem pessoas sabidas e inteligentes fazem escolhas que desgraçam suas vidas e de seus familiares. A Bíblia nos fala que se nós conhecermos a "verdade", seremos livres de toda ignorância e engano, e desfrutaremos de uma vida plena com Deus e com as pessoas.

    ResponderExcluir