terça-feira, 26 de abril de 2011

Violência!!

O diretor do Centro de Tratamento e Pesquisas de Vítimas de Crimes, da Universidade da Carolina do Sul/EUA, Dean Kil Patrick, afirma que: “Vítimas de crimes estão 10 vezes mais sujeitas do que a média a enfrentar depressões profundas, até mesmo uma década depois do crime”
A psicóloga americana, Mary Koss, diz: “as vítimas de crimes freqüentam duas vezes mais os médicos do que quem nunca passou pelo trauma”. As seqüelas da violência são terríveis, vejamos algumas:
1) Sensação de abandono: o mundo parece um lugar inseguro e a vítima perde a confiança em sua capacidade de lidar com os outros.
2) Raiva por ser vítima: muitas vezes expressa ódio contra a família ou pessoas que tentem ajudá-la.
3) Sensação de ser atingida de forma permanente: vítimas de estupro podem achar que nunca mais serão dignas.
4) Incapacidade de relacionamento íntimo: pode perder a confiança nas outras pessoas.
5) Preocupação com a ordem: começa a se preocupar com detalhes de organização e isso pode se tornar até uma obsessão.
6) Sensação que o mundo é injusto: para evitar isso, a pessoa passa a acreditar que fez algo errado, portanto mereceu ser vítima de um crime.
Siddharta Gautama, fundador do budismo, nasceu em torno de 556 a.c., em Kapilavastu, norte da Índia.Tem uma frase excepcional, que parece escrita para os dias de hoje: "As pessoas precisam aprender a enxergar e evitar todos os perigos. Assim como um homem sábio se mantém a distância de um cão raivoso, não devemos nos aproximar dos homens maus”
Não devemos enfrentar uma situação de perigo que possa ser evitada. A grande arma é a pró atividade; quando tomamos uma atitude preventiva antes que aconteça o pior. Como disse Buda, o segredo é inicialmente enxergar os perigos que nos cercam, e em seguida procurar evitá-los, e a prevenção é a única vacina recomendada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário